Por VCRP Brasil*
ENQUANTO DIVERSAS MARCAS JÁ ENTENDERAM O BENEFÍCIO DA RELAÇÃO COM A IMPRENSA, ALGUMAS AINDA DEIXAM A COMUNICAÇÃO EM SEGUNDO PLANO E ASSIM PERDEM MUITAS OPORTUNIDADES.
Assim como todas as relações de uma empresa – seja com fornecedores, parceiros ou colaboradores – a relação com a imprensa requer atenção e investimento constantes.
É muito Importante para o crescimento de um negócio, manter uma ponte com os meios de comunicação, que podem oferecer diversos benefícios no médio e longo prazo. A imprensa pode ajudar tanto para o aumento das vendas, quanto para o fortalecimento da marca, ganhando assim mais credibilidade no mercado.
Para explicar como essa relação pode ser benéfica é preciso primeiro entender o que é a imprensa e como se conectar com ela.
Definição
A imprensa é um coletivo de veículos jornalísticos. Atualmente presente também nas mídias sociais e internet. Sua força e relevância segue inquestionável após mais de quatro séculos de atividade. Mais do que nunca, as empresas devem estar preparadas para se relacionar proativamente com estes meios.
Para iniciar esse relacionamento, é preciso assimilar como a imprensa pode beneficiar o seu negócio. Também é muito importante a forma como a sua empresa pode auxiliar os jornalistas com informações relevantes e de interesse público.
Ao contrário do Marketing, que usa de ferramentas pagas para disseminar informações de interesse de uma determinada marca, a imprensa preza por notícias que gerem impacto na sociedade, não tendo como objetivo primário vender uma empresa e/ou seus produtos.
Assessoria de Imprensa
A contratação de uma assessoria de imprensa é o caminho indicado para quem deseja se relacionar com os meios de comunicação e fortalecer a reputação da sua marca.
Responsável por criar vínculo com jornalistas e apresentar seus clientes para a imprensa, o assessor é um especialista. Este profissional especializado irá identificar os pontos fortes de uma empresa e vendê-los para a mídia, gerando visibilidade e autoridade para determinada marca.
Um ponto importante é a integração entre todas as estratégias de comunicação. O relacionamento com a imprensa não pode caminhar sozinho, pelo contrário, ele é uma parte importante das diversas estratégias. As estratégias devem estar presentes no plano de comunicação corporativa e requer integração com as demais estratégias da empresa.
Uma matéria publicada na imprensa, por exemplo, vai atrair visitantes para o portal e redes sociais da companhia. Por isso, é preciso que todas as mensagens-chave estejam alinhadas nas mais diferentes plataformas, caso contrário, a relação pode não ter um efeito positivo.
Com um plano bem alinhado e profissionais capacitados, sua empresa enfim estará pronta para se relacionar com os meios de comunicação.
Por meio dessa relação e constante envio de materiais e notícias, sua marca ganhará credibilidade e confiabilidade no mercado. Confiança e credibilidade são algo que nem sempre a publicidade e publicações pagas são capazes de gerar.
Além desses fatores, é importante lembrar que a relação com a imprensa também pode ser eficaz em minimizar possíveis crises de imagem. Preservar a imagem da sua empresa é algo crucial para a sobrevivência no mundo atual.
Agora que você já sabe a importância da imprensa e como ela pode ajudar a sua empresa a ganhar credibilidade e vender mais, compartilhe com a gente nos comentários como seu negócio tem se relacionado com a imprensa.
*Sobre a VCRP Brasil Fundada em 2018 por Vinícius Cordoni, a VCRP Brasil é uma agência de Relações Públicas com DNA inovador, estratégico e dinâmico. Por entender que o mundo muda constantemente e, como consequência, o papel da comunicação também, a agência oferece soluções 360º para seus clientes, que englobam assessoria de imprensa, novas mídias, treinamento de porta-vozes, eventos, artigos de opinião e conteúdo empresarial. Entre as marcas parceiras da VCRP Brasil estão Creditas, Banco Original, Programa de Aceleração da Visa, ABFintechs, Badoo, Tembici, FoxBit e English Live.
Fonte: Linker / Blog