O WhatsApp Business chegou para mudar a forma como se faz negócios no aplicativo de conversas mais utilizado do mundo. Com as novas possibilidades que ele traz, você pode mudar a forma como se comunica com seus clientes para melhor.
Mas antes de começar a aplicar o Whatsapp Business para sua estratégia comercial, você precisa entender quais vantagens ele traz. E também porque elas fazem a diferença para seu negócio. Confira na lista abaixo.
O WhatsApp Business é como seus clientes se comunicam
O WhatsApp é a ferramenta de comunicação mais utilizada do mundo. Mundialmente, ela reporta mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os dias. Entretanto, a ideia de procurar clientes através do aplicativo é invasiva. Para ter uma boa política de marketing digital evita esse tipo de aproximação.
Por isso o aplicativo tem uma natureza diferente. Ele permite que os negócios se comuniquem apenas com os clientes que os procuram. Isso ocorre através de ferramentas oferecidas pelo sistema, como links de comunicação. É um processo parecido com o que se usa no e-mail marketing para capturar leads.
A diferença é a facilidade da comunicação. Através do WhatsApp Business sua equipe pode trabalhar diretamente com o público e a possibilidade de resposta e de interação é muito grande.
Catálogo de Produtos
Agora é possível cadastrar seu catálogo de produtos no WhatsApp Business. Isso pode ajudar muito aquelas pessoas e empresas que vendem diretamente pelo WhatsApp.
Ajuda a poupar tempo, pois você não precisa ficar selecionando fotos para enviar, decorando ou buscando preços na sua tabela, nem detalhes. Fica tudo armazenado lá, gerando praticidade para você e também para o comprador.
Além disso também é possível incluir os links dos produtos, caso você possua uma loja virtual. Sendo assim, o processo de compra fica ainda mais fácil e rápido.
Produtividade e automatização
O WhatsApp Business traz uma oportunidade para a automatização das respostas. Com isso se cria uma chance de responder imediatamente o primeiro contato e começar a qualificar o lead.
Mensagem de ausência
Um exemplo é quando o cliente se comunica com seu negócio fora do horário comercial. Com a automatização você tem como programar uma mensagem para que esse contato não fique horas sem esclarecimento.
Mensagem de saudação
Além de responder automaticamente em horários fora do seu horário comercial, também é possível enviar uma mensagem de saudação. Isso pode ser interessante para dar as boas-vindas e já entender o que o contato está buscando.
Respostas rápidas
Com as respostas salvas é possível criar modelos de respostas e associá-las a um atalho. Os atalhos sempre são precedidos por uma “/” (barra), portanto você pode associar o atalho /obrigado a uma resposta como Obrigado por entrar em contato. Dessa forma, toda vez que você digitar /obrigado durante uma conversa, esse atalho será substituído pela resposta salva.
Link curto
Existem diversas possibilidades de uso para essa ferramenta. Inclusive a inclusão de links para a qualificação do lead e também para gerar tráfego no seu site. Com esse recurso é possível gerar um link, que ao ser clicado dá acesso direto a uma conversa com seu WhatsApp Business.
Nesse mesmo link, também é possível associar uma resposta automática para todos que clicarem no link e iniciarem uma conversa.
Ser um negócio certificado pelo WhatsApp
A confiança do seu público é essencial para o processo de marketing e vendas. Por isso o WhatsApp Business pode servir para diferenciar o seu negócio dos diversos esquemas ilegais que tentam tirar dinheiro dos compradores fingindo ser empresas legítimas.
Perfil comercial
Ao usar o WhatsApp Business, você ganha um perfil comercial que garante ao seu potencial cliente que está se comunicando com um negócio legítimo ao invés de um esquema fraudulento. É uma excelente forma de dar segurança ao público.
Além disso existem os selos de Conta comercial oficial, que atualmente estão sendo liberados somente para empresas grandes e marcas conhecidas.
Acesso a métricas
O uso do WhatsApp Business dá acesso a uma série de métricas que pode ajudar a direcionar seus esforços de marketing digital de forma mais eficiente. Com essas estatísticas oferecidas, você pode melhorar suas estratégias.
Segurança legal
O WhatsApp tem termos de uso que todos precisam concordar antes de utilizar. Entre eles está uma proibição do uso do aplicativo original para marketing. Então, se você tem uma conta normal e a utiliza para enviar material promocional, informações dos seu negócio e falar dos seus produtos, você corre o risco de perder a conta.
Perder acesso a uma conta com a qual diversos clientes se comunicam regularmente pode ser desastroso para seu negócio. Imagine, portanto, ter que reestruturar do zero esse aspecto da comunicação da sua empresa.
Com o uso do WhatsApp Business, você tem a permissão da plataforma para realizar as comunicações e distribuir o material que precisa, garantindo legalmente que não irá perder seu canal.
Organização
Outra grande vantagem de fazer uso do WhatsApp Businesse é a facilidade de se organizar. O aplicativo oferece uma ferramenta para atribuir tags aos contatos, ajudando a saber do que se trata.
Dessa forma, você pode separar as leads por estágio do funil de compras. Também é possível organizar o que são clientes, quais são os fornecedores e outros tipos de contato. Com isso, você consegue retomar as conversas com mais controle do que falar em cada uma.
O WhatsApp é apenas uma das várias ferramentas úteis para o seu negócio. Existem várias outras que você pode conhecer e dominar. Se quiser começar a entender como usá-las no marketing digital, fale com o nosso consultor clicando aqui.
Fonte: Mirago Marketing Digital